Ontem eu tive uma noite muito difícil, daquelas tão sombrias que parecem fazer com o que o amanhecer não chegue nunca.
Em momentos assim, não há palavra, abraço ou presença para fazer com que eu me sinta melhor. Mas ontem, em especial, uma frase dita pelo Robson muito me marcou... "Preciso ser forte, para honrar a Cristo". Não por mim, não pelo meu pai e nem mesmo pela minha mãe (por mais que eu esteja fazendo o meu melhor para mantê-la bem). Por Cristo. Simples assim. Para honrar o Seu nome e ver Sua glória refletida em mim.
Aliás, algumas atitudes de amigos têm deixado marcas eternas no meu coração. Outro dia, ao folhear a Revista Dia-a-dia Mulher, me deparei com o quadro "Vida em análise". "Tem uma surpresa pra você aqui, Murizinha"... A Lidi me disse com aquele olhar que me transmite tanta confiança.
Trata-se de um quadro em que leitores enviam perguntas para serem respondidas por uma psicóloga. A Lidi, sendo repórter da revista em questão, fez um questionamento alusivo ao que estou passando.
Lidizinha, muito obrigada por me entender. Obrigada pelo seu silêncio em momentos necessários e pelas palavras oportunas. Obrigada por não ter me deixado desistir da faculdade e por fazer com que as coisas pareçam mais fáceis. Eu amo você e preciso da sua companhia pra seguir em frente.
Revista Dia-a-dia Mulher - abril de 2011, página 36:
Ultimamente faleceu um ente querido de uma de minhas melhores amigas. Por conta do acontecido, ela está querendo deixar de fazer tudo que fazia antes, trabalho, estudo e amizades. Só tem ficado trancada. O que posso fazer para ajudá-la a sair dessa?
Primeiramente, é importante não tentar distrair sua amiga, tentando fazer de conta ou fingir que nada aconteceu. Não se deve falar para ser forte e que não é para chorar. Pergunte se deseja que você fique com ela, dê um abraço, ofereça-se para consolá-la, mas sem dizer "foi melhor assim" ou "ele estava sofrendo", ou ainda "ele está em um bom lugar". Perder alguém nunca é legal, nunca será melhor e o que sua amiga mais precisa nesse momento é expressar seus sentimentos, suas emoções, sua dor, seja chorando, seja precisando ficar um tempo sozinha. Às vezes, o silêncio de um amigo pode valer mais do que muitas outras palavras ou atitudes. Cada pessoa tem o seu tempo para elaborar o luto. Para algumas, pode ser mais rápido, para outras pode demorar mais. Cada um pode ter as mais diversas e inesperadas reações, e nesse momento é fundamental ter paciência para entender sua amiga. Fique por perto e ofereça ajuda, mas sem forçar nada, querendo que ela saia de casa logo. Com o tempo ela irá retomar aos poucos suas atividades, e se isso não acontecer, é importante buscar a ajuda de um profissional.
Enfim...
Ontem eu pensei que não suportaria a dor. Mas, como prova das misericórdias de Deus, que se renovam todas as manhãs, estou aqui de novo, com o coração um pouco mais calmo.
Eu aprendi que quanto mais escura estiver a noite, mais próximo está o amanhecer. Aprendi também que não há noite escura o suficiente para nos esconder dos olhos dAquele que tudo vê.
"Ainda se vier noites traiçoeiras e se a cruz pesada for, Cristo estará contigo. O mundo pode até fazer você chorar, mas Deus te quer sorrindo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário